A Estrutura Metálica de Nova York: Vessel

Foto por Shana Wu por Unsplash

Esta imensa colmeia invertida, é o Vessel de Nova York que ocupa o espaço público na praça Hudson Yards em Manhattan. A altura do empreendimento é de 46 m, e a plataforma de observação é alta o suficiente para dar aos visitantes uma vista vislumbrante. Por outro lado, o projeto é minúsculo em relação aos arranha-céus com alturas de até 400 m em seu entorno.

Essa espetacular escultura está acessível ao público e é uma obra de arte a ser exibida pela Heatherwick Studio em Londres, que teve um custo de construção considerável. O projeto originalmente tinha estimado um custo de US$ 75 milhões, porém, as projeções foram revistas posteriormente e chegaram aos US$ 150 milhões. Heatherwick atribuiu o aumento do custo à complexidade da construção das peças de aço.

Projeto

A inspiração para o Vessel veio em grande parte dos poços das antigas escadarias indianas, onde mais de cem lances de escada descem dramaticamente nas profundezas da terra.

A estrutura também foi projetada levando em consideração as necessidades de acessibilidade das pessoas com deficiência, que podem chegar ao topo com o auxílio de um elevador inclinado de vidro.

Foto por Heatherwick Studio
Foto por Heatherwick Studio

Construção

A edificação iniciou oficialmente em Abril de 2017 e muitos de seus elementos foram construídos na Itália e montados no local da construção.

O Vessel atingiu o pico após oito meses de construção, bem antes de sua inauguração programada, juntamente com o projeto de paisagismo entorno dele.

Foto por Heatherwick Studio
Foto por Heatherwick Studio

Em termos de planejamento urbano, o Vessel é um marco no meio de uma praça e valoriza o espaço público como um atraente local de montagem, evento e exposição.

À distância, a estrutura perfurada parece inicialmente consistir em várias faixas horizontais retorcidas que se resolvem em escadas de várias camadas em um arranjo de complexidade considerável conforme o observador se aproxima.

Os visitantes da escultura em escada sobem alguns degraus em uma base circular, que elegantemente esconde as fundações complexas, antes de entrar no centro da estrutura por meio de aberturas, sobem escadas radiais até as primeiras plataformas intermediárias no exterior da estrutura. A partir daqui, escadas de lance único conduzem alternadamente no interior e no exterior da escultura através de 16 níveis intermediários até as cinco plataformas mais altas.

Foto por Fred Moon on Unsplash

Como o diâmetro da escultura aumenta com a altura, os patamares da escada superior também são os mais longos. Com esta escultura, não se trata de subir ao ponto alto para obter a melhor vista possível, mas sim de encontrar uma posição preferida na sua circunferência para desfrutar não só da vista envolvente mas também da espantosa geometria da estrutura composta por 160 escadarias.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *