A Lei de Pascal Aplicada

Blaise Pascal (1623-1662) estabelece que a pressão aplicada num ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido. Uma mudança na pressão aplicada a um fluido é transmitida sem diminuição para todos os pontos no fluido e para as paredes do recipiente.

Quando você usa a Lei de Pascal? Quando você aperta os lados do seu creme dental. A pressão sobre os lados do tubo aumenta a pressão no tubo todo, consequentemente, empurra um fluxo de pasta para a abertura.

A prensa hidráulica é um exemplo importante a ser notado. Uma força F_1 é aplicada em um pequeno pistão de área A_1. O líquido transmite a pressão para um pistão maior de área A_2, e a força F_2 é exercida pelo líquido nesse pistão.

Como o aumento de pressão é o mesmo nos dois lados, uma pequena força F1 na esquerda produz uma força muito maior F2 na direita.

A pressão é a mesma em ambos os pistões? De acordo com a Lei de Pascal, sim! Porém, o módulo de força F_2 é maior que F_1 devido ao fator de multiplicação das áreas \frac{A_2}{A_1}.

Este princípio é o mesmo em freios hidráulicos, elevadores de carros, macacos hidráulicos e empilhadeiras.

P=\frac{F_1}{A_1}=\frac{F_2}{A_2}

Últimos artigos

- Publicidade -

Artigos Relacionados

- Publicidade -