A Terceira Lei de Newton: Ação e Reação

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade“. Esta frase embora pareça mais filosófica que um estudo de física, trás a noção de que forças sempre são interações entre dois corpos.

Se dois corpos interagem, por que são sempre opostas e por que possuem intensidades iguais?

Expressão

A interação entre dois corpos se dá através de uma força que um corpo a exerce sobre o b, essa é a força de ação; e a força que partícula b exerce sobre a a é a força de reação. Então, a força de ação é igual em módulo à de reação e oposta em sentido. As forças de ação e reação atuam sobre corpos diferentes e tem de ser do mesmo tipo.

\vec{F_{ab}}=-\vec{F_{ba}}

Imagine a seguinte situação: o monitor de seu computador está em repouso sobre a mesa. A força gravitacional \vec{F_{g}} exerce tanto sobre o monitor quanto à mesa e qualquer outro corpo, esta é a força peso. A força de reação à gravitacional \vec{F_{g}}=-\vec{F_{T}} é ascendente, exercida pelo monitor sobre a Terra \vec{F_{mT}}=-\vec{F_{Tm}}.

Isto se dá porque a Terra exerce uma força de atração, mas os corpos também exercem atração sobre a Terra. No entanto, pelas diferenças de massas a força de atração da Terra é bem mais considerável, por isso, o deslocamento sofrido por outros corpos é desprezível.

A mesa exerce sobre o monitor uma força de reaçãochamada força normal, \vec{n}=-\vec{F_{Mm}}.

A palavra designada para normal é devido a direção de \vec{n} ser sempre perpendicular à superfície.

A força normal evita que o monitor caia da mesa, ou até que seu valor ultrapasse a resistência da mesa e venha a quebrá-la, de modo que a reação n é a força que a mesa exerce sobre o monitor \vec{F_{Mm}}=-\vec{F_{mM}}. De acordo com a Segunda Lei de Newton, o monitor tem como aceleração o valor nulo, ou seja:

\vec{n}+\vec{F_{g}}=0

ou

n=m\cdot g

Percebemos muitas das forças que atuam: as forças que atuam sobre o monitor, a que atua sobre a mesa e a que atua sobre a Terra.

O monitor está em repouso sobre a mesa, as forças que atuam sobre ele são a normal e a gravitacional. A reação à força gravitacional, é a normal, exercida pelo monitor sobre a Terra.

A imagem mostra apenas as forças sobre o monitor, que pode ser chamada de diagrama de forças, e exibe as forças que atuam sobre um corpo.

O diagrama ajuda a construir o conceito e exibe as forças sobre o monitor.

Portanto, a força resultante sobre o monitor é igual a zero, isso nos diz que a força normal equilibra a força gravitacional.

De fato, é necessário prestar muita atenção quanto às forças de reação, como no caso da reação à força gravitacional, pois neste caso o corpo reage à atração da Terra com uma força oposta.

Últimos artigos

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui