Agora que você está familiarizado com os conceitos dos materiais tipo n e p dos semicondutores, podemos iniciar a construção do nosso primeiro dispositivo eletrônico de estado sólido.
As aplicações do diodo semicondutor são numerosas, apenas a união de um material com a maioria dos portadores elétrons a outro com a maioria dos portadores lacunas (tipo n e tipo p respectivamente).
Sem polarização aplicada V=0V
Através da união dos materiais, os elétrons e as lacunas na região da junção se combinam, o resultado disso é uma falta de portadores livres na região próxima à junção.
Observe que as únicas partículas na região são os íons positivos e negativos restantes após os portadores livres terem sido absorvidos.
Contudo, se terminais forem ligados às extremidades de cada material, três opções tornam-se disponíveis: sem polarização, polarização direta e polarização reversa,
A expressão polarização refere-se à aplicação de uma tensão através dos dois terminais do dispositivo.
Do mesmo modo, sem polarização, as lacunas no material do tipo n que se encontrarem na região de depleção, passarão rapidamente para o material do tipo p.
Igualmente, quanto mais próximo o portador minoritário (tipo p) estiver da junção, maior será a atração para a camada de íons negativos e menor a oposição oferecida pelos íons positivos na região de depleção do material do tipo n.
Portanto, todos os portadores minoritários de material do tipo n que se encontrarem na região de depleção passarão diretamente para o material do tipo p.