Diodo Semicondutor

Agora que você está familiarizado com os conceitos dos materiais tipo n e p dos semicondutores, podemos iniciar a construção do nosso primeiro dispositivo eletrônico de estado sólido.

As aplicações do diodo semicondutor são numerosas, apenas a união de um material com a maioria dos portadores elétrons a outro com a maioria dos portadores lacunas (tipo n e tipo p respectivamente).

Sem polarização aplicada V=0V

Através da união dos materiais, os elétrons e as lacunas na região da junção se combinam, o resultado disso é uma falta de portadores livres na região próxima à junção.

Observe que as únicas partículas na região são os íons positivos e negativos restantes após os portadores livres terem sido absorvidos.

Contudo, se terminais forem ligados às extremidades de cada material, três opções tornam-se disponíveis: sem polarização, polarização direta e polarização reversa,

A expressão polarização refere-se à aplicação de uma tensão através dos dois terminais do dispositivo.

Do mesmo modo, sem polarização, as lacunas no material do tipo n que se encontrarem na região de depleção, passarão rapidamente para o material do tipo p.

Igualmente, quanto mais próximo o portador minoritário (tipo p) estiver da junção, maior será a atração para a camada de íons negativos e menor a oposição oferecida pelos íons positivos na região de depleção do material do tipo n.

Portanto, todos os portadores minoritários de material do tipo n que se encontrarem na região de depleção passarão diretamente para o material do tipo p.

Artigos Relacionados

Condição de Polarização Direta em Diodos

A condição de polarização direta ou "ligada" (on) é definida por...

Comentários

Nesta Categoria...

Condição de Polarização Direta em Diodos

A condição de polarização direta ou "ligada" (on) é...

A Condição de Polarização Reversa em Diodos

A polarização o aumento da barreira de potencial, por...

Fluxo de Elétrons Versus Fluxo de Lacunas em Semicondutores

Conforme visto no artigo sobre os materiais dos semicondutores,...
spot_img

Stay in touch!

Follow our Instagram