Nos últimos artigos conhecemos tanto o conceito quanto a aplicação de senoides. Neste artigo faremos o estudo introdutório de fasores.
O que é um Fasor? Fasor é um número complexo que representa a amplitude e a fase de uma senoide.
As senoides são facilmente expressas em termos de fasores, que, são mais convenientes para trabalhar do que as funções seno e cosseno.

Assim como as senoides possuem propriedades, assim também os fasores possuem propriedades como: magnitude, fase e frequência.
Um circuito, na maior parte, envolve tensões e correntes de mesma frequência e, deste modo, beneficiaríamos em definir tensões e correntes utilizando um simples número contendo duas medidas: magnitude e fase da senoide.
Circuitos em fontes senoidais se tornam mais simples se analisados por meio de fasores, caso contrário, a solução desses circuitos demandaria muito mais tempo.
Charles Steinmetz (1865-1923) foi um matemático e engenheiro eletricista que deu a noção de resolver circuitos de corrente alternada utilizando fasores.
Fasores e Números Complexos
Antes de iniciar qualquer estudo de fasores e suas aplicações, é indispensável o conhecimento e sua familiaridade com números complexos.
Um número complexo z pode ser escrito na forma retangular como
z=x+jy
no qual j=\sqrt{-1}; x é a parte real de z; y é a parte imaginária de z.
O número complexo z pode ser escrito na forma polar
z=r\angle{\phi}
em que r é a magnitude de z, e \phi é a fase de z. Observa-se que z pode ser representado de duas maneiras:
z=x+jy\\ z=r \angle \phi
Sendo a primeira equação a forma retangular e a segunda equação a forma polar.


Número Imaginário
O que é o número imaginário? Em matemática, um número imaginário é um número complexo, por exemplo, i=sqrt{-1}, i^2=-1. Como i é designado em engenharia elétrica como valores de corrente, então empregaremos o símbolo j.
Não focaremos neste tema devido ser um assunto além, ou seja, especificamente para matemática. Por este motivo, você pode consultar outros conteúdos caso desejar compreender.
Voltemos nossa atenção à definição de fasores, a relação entre formas relangulares e polares, conforme Figura 1, o eixo x representa a parte real e o y representa a parte imaginária do número complexo.
r=\sqrt{x^2+y^2}
\phi=\tg^{-1} \frac{y}{x}
Conclusão
Para melhor compreensão deste tema, é necessário entendermos os números complexos. Por este motivo, o próximo artigo será dedicado apenas a este estudo voltado para engenharia elétrica.