O Conceito de Força em Física

Com base na experiência cotidiana, todos possuem uma compreensão simples do conceito de força. Ao empurrar uma caixa você exerce uma força, ou mesmo quando a puxa. É este mesmo conceito quando um jogador chuta uma bola.

A princípio, você pode associar a força como o resultado do esforço físico dos seus músculos e possivelmente a mudança de um estado de movimento de qualquer objeto. Isto é o que representa a força de contato, ou seja, o resultado do contato físico entre dois corpos.

Porém, nem sempre uma força causa o movimento de um corpo. Se você estiver sentado lendo este artigo, a força gravitacional atua sobre o seu corpo, e o resultado é você permanecer no mesmo lugar. Esta situação é chamada de força de campo, onde, por exemplo, a força gravitacional da Terra atua sobre os corpos que estão na superfície dela.

Como Medir Uma Força?

Podemos ilustrar utilizando a deformação de uma mola para medir a força. Uma balança de mola é um exemplo perfeito para esta situação.

A mola pode ter um objeto de força \vec{F}_{1} que produza um alongamento de 1,00 cm. Se uma força \vec{F}_{2} de 2,00 cm for aplicada simultaneamente, então teremos uma soma de forças, como resultado, a mola possuirá o alongamento de 3,00 cm. Isso se deve ao fato de que as força estão sendo aplicadas na mesma direção, por isso, as suas grandezas serão somadas.

No entanto, se as duas forças \vec{F}_{1} e \vec{F}_{2} forem aplicadas em direções diferentes, perpendicularmente, o alongamento da mola deverá produzir uma força resultante |\vec{F}|.

|\vec{F}|=\sqrt{F_{1}^2+F_{2}^2}
|\vec{F}|=\sqrt{1^2+2^2}
|\vec{F}|=\sqrt{5} = 2,24\textup{ cm}

As força se comportam como vetores, ou seja, você deve se lembrar das regras da geometria e utilizar neste caso a adição de vetores para obter a força total em um corpo.

Este artigo ensinou o conceito de força para então buscar a utilização em áreas ainda mais abrangentes, e como ela guia as Leis de Newton.

Últimos artigos

Artigos Relacionados

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui