Em Física, Massa é a forma de quantificar a inércia de um corpo. O quanto um corpo tem de resistir a mudanças de movimento, velocidade ou posição mediante a uma força aplicada.
O que pesa mais? Um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?
Imagine que você queira arremessar uma bola de boliche e uma de pingue-pongue. Qual delas terá maior probabilidade de resistir ao movimento? Qual delas será necessário aplicar maior unidades de força?
Quanto maior a massa de um objeto, menor é a aceleração sofrida sob a ação de uma determinada força.
Massa é uma propriedade própria a de um objeto e não depende de outros fatores para se relacionar, ou seja, é uma grandeza escalar que obedece às regras de aritmética. Isso significa que podem ser somadas ou subtraídas de acordo com a unidade a qual está relacionada conforme o Sistema Internacional (quilogramas ou libras por exemplo).
Massa e peso são quantidades muito diferentes. A força Peso de um objeto é uma grandeza vetorial que é igual ao módulo da força gravitacional exercida sobre o objeto.
Para quantificar a massa, precisamos comparar as acelerações que uma força produz em objetos diferentes.
Imagine que uma força \vec{F} atue sobre um objeto de massa m_{1} e produza uma mudança no movimento a qual podemos quantificar como sua aceleração em a_{1}. A mesma força atua também no objeto de massa m_{2} e então produz a aceleração a_{2}. Assim:
\frac{m_{1}}{m_{2}}\equiv\frac{a_{2}}{a_{1}}
Isto significa que a razão entre as duas massas é definida como a razão inversa dos módulos das acelerações produzidas pela força. Isto é a razão das massas é equivalente a razão inversa das acelerações, isto significa quecada uma delas é verdadeira se a outra também for.
Para Melhor Compreensão:
Uma força atua sobre um corpo de 3 kg, e então produz uma aceleração de 4m/s². A mesma força é aplicada a um corpo de 6 kg e produz uma aceleração de 2m/s².
\frac{3\textup{ kg}}{6\textup{ kg}}\equiv\frac{2\textup{ m/s²}}{4\textup{ m/s²}}
0,5=0,5
Isto confirma que a força aplicada é a mesma para os corpos m_{1} e m_{2}.
Se um objeto possui sua massa conhecida, a de outro objeto pode ser obtida através de medições da aceleração. Exemplo, se a massa de m_{2} fosse desconhecida, você faria o seguinte:
\frac{3\textup{ kg}}{x}\equiv\frac{2\textup{ m/s²}}{4\textup{ m/s²}}
\frac{3\textup{ kg}}{x}\equiv0,5
x=\frac{3\textup{ kg}}{0,5}
x=6\textup{ kg}
Mas nunca confunda massa e peso. Se uma pessoa tiver 100 kg na Terra, ela terá apenas 16 kg na Lua. A massa de um corpo é a mesma em todo o lugar, quer seja na Terra ou na Lua.