O Que é a Mecânica dos Fluidos?

A matéria possui três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. A determinação destes estados se define à proximidade entre as partículas que a constitui.

A Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda os fenômenos físicos de líquidos e gases, em comportamentos estáticos e dinâmicos. O estudo permite realizar aplicações em inúmeros campos científicos e de engenharia.

Enquanto a Força de Coesão faz com que as moléculas se aproximem umas das outras, a Força de Repulsão faz com que as moléculas se afastem umas das outras.

Você já deve ter notado que um sólido tem um volume e uma forma definidos. Por exemplo, um tijolo mantém seu estado físico definido por um longo período.

Não obstante, um líquido tem um volume definido, mas não há qualquer forma definida. Por exemplo, a água possui um volume fixo, mas assume a forma de seu recipiente (um copo), no entanto, se derramá-lo noutro recipiente distinto, assumirá a forma dele.

Já um gás, não possui volume e nem forma definidos, mesmo que confinados a um recipiente. Se houver qualquer vazamento, por exemplo, ele escapará continuamente por expandir-se pela atmosfera.

As citações acima ajudam a visualizar os estados da matéria. Mas, todos estes fatos dependem da temperatura e pressão.

Tanto os líquidos quanto os gases são fluidos. Veremos a seguir, as aplicações da mecânica dos fluidos e explicar seus efeitos, como a força de empuxo sobre um objeto submerso.

Últimos artigos

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui