More

    Sistema Reservatório de Água Potável

    O SPAF (sistema predial de água fria) é comumente dividido em três subsistemas. A norma que estabelece requisitos para projeto, execução, operação e manutenção tanto do sistema de água fria quanto água quente é a NBR 5626:2020.

    Subsistema de reservação

    Em alguns países, o abastecimento de água é feito diretamente pela rede pública, no entanto, no Brasil, é utilizado um reservatório superior. O motivo provável da utilização dos reservatório domiciliares é para compensar as falhas do abastecimento regular na rede pública.

    Os erros no dimensionamento do reservatório e do subsistemas de distribuição, contribuem com que funcionem sob baixa pressão.

    Os reservatório devem estar fechados e cobertos para não permitir a entrada de luz natural ou poluentes/contaminantes. Além disso, deve possibilitar um espaço para acesso de inspeção, limpeza e conservação.

    Tubulação para limpeza

    Para o esvaziamento completo do reservatório, o dimensionamento da vasão dessa tubulação é função direta do tempo requerido, ou seja, o tempo necessário para o esvaziamento completo deve ser maior que seu enchimento ou abastecimento das instalações.

    OS RESERVATÓRIOS DEVEM SER DOTADOS DE TUBULAÇÃO DE LIMPEZA PARA PERMITIR O SEU COMPLETO ESVAZIAMENTO. NA TUBULAÇÃO DE LIMPEZA, DEVE HAVER UM REGISTRO DE FECHAMENTO EM POSIÇÃO DE FÁCIL ACESSO E OPERAÇÃO, SITUADO PRÓXIMO À SAÍDA DO RESERVATÓRIO”.

    NBR 5626:2020

    Evite utilizar tubulações de diâmetros menores que 32 mm, devido ao lodo acumulado no fundo do reservatório que eventualmente poderá entupi-lo.

    Extravasor

    O extravasor tem por objetivo de permitir a vasão do volume de água em excesso no reservatório. Tanto o sistema de reservação de água quente quanto água fria devem ser providos dessa tubulação.

    O diâmetro interno da tubulação de aviso de extravasão, quando adotada, deve ser suficiente para impossibilitar o bloqueio pelo ingresso eventual de partículas porventura flutuantes na superfície líquida da água armazenada no reservatório.

    A água proveniente do extravasor deve ser descarregada em local adequado.

    Portanto, em quase todas as regiões do Brasil a utilização do reservatório se faz necessário por diversos fatores. Porém, o descumprimento das Normas tenderia às consequências com prejuízos ao longo prazo em decorrência da falta do dimensionamento correto, principalmente às dores de cabeça quanto à utilização dos recursos hídricos, por exemplo, a perda de pressão.

    Latest articles

    Related articles

    spot_img